O setor logístico está evoluindo rapidamente, e as soluções de automação estão se tornando uma peça-chave para tornar as operações mais eficientes e produtivas. Com o número de processos envolvidos em uma operação logística moderna crescendo rapidamente, a movimentação de mercadorias pode ser tornar muito complexa sem o auxílio da tecnologia.
Por isso, os ganhos conquistados com a implementação de soluções de automação são significativos, pois tornam as operações mais ágeis, responsivas e capazes de atender à demanda de clientes cada vez mais exigentes.
Ou seja, a verdade é uma só: se a empresa ainda não implementou soluções de automação no armazém, muito provavelmente desperdiçará oportunidades de aumentar a eficiência operacional, a precisão e a agilidade de seus processos e, consequentemente, perdendo dinheiro.
Entendendo os sistemas de automação para galpões
Sistemas de automação para galpões logísticos abrangem diversas tecnologias integradas e projetadas para otimizar vários aspectos de uma operação de armazém.
Essas soluções têm um papel vital para tornar a movimentação de mercadorias, atendimento de pedidos, rastreamento e roteamento de pedidos mais eficientes. Portanto, os sistemas de automação de galpões focam em:
- Agilizar operações
- Aumentar a produtividade
- Direcionar as equipes para tarefas especializadas
No entanto, na prática, os sistemas de automação visam tornar basicamente a movimentação de mercadorias no galpão mais rápida e precisa, sem precisar da intervenção humana.
Como preparar o galpão para receber soluções de automação
Soluções de automação são uma tendência tecnológica que estão revolucionando o setor logístico e a forma com que as empresas armazenam, gerenciam e movimentam produtos. É uma forma eficiente de otimizar uma operação e melhorar os resultados financeiros reduzindo custos, melhorando a precisão de processos e aumentando a produtividade no galpão.
Se a abordagem adotada for a correta, a automação deve fornecer um retorno significativo sobre o investimento (ROI) e melhorar a rentabilidade dos negócios. Assim, buscar um galpão logístico moderno e projetado de forma inteligente, pode tornar a adoção de soluções de automação mais fácil.
Ao alugar um galpão, é importante entender se ele já conta com a infraestrutura necessária para a automação de processos, principalmente em relação à conectividade e integração de sistemas, dois grandes desafios para automatizar uma operação logística. Mas apenas isso não basta, para uma implementação bem-sucedida de sistemas de automação é preciso seguir algumas etapas:
Avalie os processos e identifique oportunidades de automação
Avaliar os processos existentes em uma operação logística é fundamental para identificar quais os mais indicados para iniciar a implementação de soluções de automação. Para isso, mapeie e documente as atividades e busque por quais áreas podem ser beneficiadas pela tecnologia.
Planeje a implementação
Com os processos analisados e a tecnologia escolhida, é necessário criar um cronograma de implementação, descrever os recursos necessários, metas e objetivos e os indicadores que serão utilizados para mensurar o desempenho. Nesta fase, também, é necessário criar uma estratégia de comunicação pare envolver as equipes impactadas e informar os stakeholders.
Teste as soluções de automação
No entanto, antes de implementar uma solução, é preciso simular todos os fluxos de trabalho, processos e configurações. Isso auxilia a entender se a solução escolhida atende às necessidades da organização e se está alinhada às expectativas dos negócios.
Adote a tecnologia por etapas
A adoção de soluções de automação não é uma corrida de 100 metros, mas uma prova mais lenta e cadenciada. No lugar de implementar a automação por toda a operação logística, faça isso por etapas, começando por processos mais simples e que possam mostrar resultados mais rapidamente. Essa abordagem permite que possíveis erros de rota sejam facilmente resolvidos, contribuindo para uma adoção mais inteligente e bem-sucedida.
Treine a equipe e monitore o desempenho
Apesar de automatizar processos que antes eram realizados manualmente, é preciso treinar as equipes para saberem utilizar a tecnologia disponibilizada. Isso inclui a implementação de uma estratégia de treinamento, fornecer suporte contínuo para garantir a rápida adaptação aos processos automatizados e monitorar os resultados para que ajustes sejam implementados se forem necessários.
Componentes e tecnologias para a automação de galpões
Soluções de automação abrangem integrar tecnologias como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e robótica. Com isso, as empresas conseguem não apenas simplificar processos, mas superar as crescentes complexidades das cadeias de suprimentos modernas.
Ainda que essas tecnologias sejam realmente implementadas, o foco da automação está no uso de sistemas de automação para armazenamento e recuperação, sistemas de transportes, scanners de RF e tecnologia RFID. Todos com papéis importantes para aprimorar a operação logística.
Sistemas de armazenamento e recuperação
Sistemas de armazenamento e recuperação estão entre os mais importantes em um galpão logístico moderno, pois oferecem controle preciso sobre os processos de armazenamento e movimentação de mercadorias. Esses sistemas abrangem desde estantes de paletes movidas por guindastes automatizados até sistemas que manipulam cargas menores.
Sistemas de transporte
Sistemas de transporte também podem ser beneficiados pela automação, tornando a movimentação de mercadorias mais eficiente, desde o recebimento até o envio para o cliente. Sistemas de automação reduzem o manuseio manual, reduzem erros e aprimoram a segurança. Além disso, esses sistemas podem ser integrados a outras soluções automatizadas para tornar o fluxo de mercadorias mais ágil e encontrar os caminhos mais eficientes dentro do galpão.
Scanners de radiofrequência e tecnologia RFID
Ambas as tecnologias são indispensáveis para a gestão de depósitos, tendo um papel fundamental para o controle de estoque. Esses scanners capturam e compartilham dados em tempo real para facilitar o rastreamento de mercadorias enquanto elas se movem pela cadeia de suprimentos, desde o recebimento do produto, armazenamento, coleta, embalagem e envio.
Importância dos sistemas de gestão de armazém
A forma de integrar todas essas tecnologias com eficácia e torná-las coesas é utilizar um sistema de gestão de armazém (WMS). O sistema oferece visibilidade em tempo real sobre o inventário e operações, otimiza processos e coordena atividades automatizadas, tornando a operação mais eficiente, livre de atritos e produtiva, e permitindo a utilização ideal do espaço.
Um galpão logístico moderno é vital para tornar isso possível, transformar a operação e garantir confiabilidade e precisão dos sistemas. Esses galpões são projetados para suportar a integração das mais diferentes tecnologias de automação, contando com infraestrutura para suportar sensores e redes de comunicação para permitir a coleta, o compartilhamento e a análise de dados em tempo real, fatores essenciais para automatizar processos.
A Fulwood Condomínios Logísticos e Industriais conta com um portfólio de galpões com infraestrutura moderna e localizados próximos às principais rodovias do país para garantir uma operação eficiente e acessível para sua empresa. Entre em contato e conheça nossos empreendimentos.