As empresas têm um papel importante na redução de gases estufa e o uso de galpões sustentáveis pode significar uma transformação significativa na gestão da cadeia de suprimentos que, além de impactar no meio ambiente, também ajuda a reduzir custos operacionais.
De acordo com o World Economic Forum, o setor de construção é um dos que mais pode contribuir para a sustentabilidade, e isso está totalmente conectado à construção de galpões sustentáveis, já que eles utilizam equipamentos e materiais voltados para otimizar o uso de recursos energéticos.
A iluminação, por exemplo, é responsável por uma grande demanda de energia no armazém, então, uma simples mudança para lâmpadas de LED, pode reduzir o consumo total de energia, assim como a geração de calor.
Entendendo os galpões sustentáveis
Os galpões sustentáveis dizem respeito às práticas utilizadas para gerenciar depósitos de forma ecologicamente correta. E isso envolve desde o uso de materiais sustentáveis para a construção do armazém até a implementação de fontes de energia limpa e programas de redução de resíduos. Dessa forma, é possível reduzir o impacto ambiental, conservar recursos e apoiar a responsabilidade social, além de ajudar na redução de custos operacionais.
2611-1Uma operação baseada em galpões sustentáveis não dizem respeito apenas ao fator ambiental, mas também contribui para reduzir custos de energia em até 20%, além de diminuir as taxas relacionadas ao descarte de resíduos ao utilizar estratégias de reciclagem e reutilização mais eficientes.
A sustentabilidade no uso de galpões logísticos também está conectada à utilização de sistemas que tornam a gestão de estoque mais eficaz, automatizando seus processos e contribuindo para reduzir o espaço e o uso de recursos destinados ao armazenamento.
Elementos de um galpão sustentável
O primeiro fator relacionado aos galpões sustentáveis, como citado mais acima, é a eficiência energética. A simples troca de lâmpadas comuns por iluminação LED já contribui para uma significativa redução no consumo de energia. Se isso for aliado à implementação de painéis solares, a economia é ainda maior.
Outra forma de reduzir o consumo de energia nos galpões sustentáveis é instalando sensores em todos os ambientes. Isso inclui luzes com sensores de movimento, submedidores em máquinas e outros aparelhos, tornando monitoramento do uso de energia mais eficaz.
O uso dos materiais utilizados para a construção do galpão logístico também pode impactar na sustentabilidade e nos custos. Evitar tintas tóxicas, material selante, produtos de madeira, adesivos e carpetes ajuda a melhorar a qualidade do ar no galpão. Da mesma forma, utilizar o material adequado para o isolamento do ambiente também contribui para reduzir o uso de energia para o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado.
A redução de resíduos e a gestão de estoque também têm papel importante na sustentabilidade no setor. É possível utilizar materiais reciclados para embalagens, reciclar materiais de remessa, reutilizar paletes e outros materiais e otimizar o estoque para evitar excesso de mercadorias.
Exterior do galpão logístico
Mas a sustentabilidade não está apenas no interior do galpão. No exterior, é possível implementar um sistema de coleta e gerenciamento de águas pluviais, permitindo que essa água seja reutilizada para lavar ambientes e regar jardins. Instalar coberturas reflexivas/frias, árvores no entorno e outros elementos que também ajudam a tornar o ambiente mais fresco.
A localização dos galpões sustentáveis também tem impacto na sustentabilidade e consumo de combustível. Galpões bem localizados, próximos a zonas urbanas, aeroportos, rodovias e linhas ferroviárias, reduzem o tempo para o transporte de produtos, significando menos emissões, menor consumo e maior economia.
Impacto da sustentabilidade na operação logística
Indo além dos galpões sustentáveis, implementar práticas sustentáveis na operação logística fornece benefícios que incluem:
Maior eficiência
Utilizar um sistema de iluminação mais eficiente, ou instalar termostatos inteligentes para controlar a temperatura no galpão, contribui para otimizar o uso de energia, reduzindo o consumo.
Economia de custos
A mudança para fontes de energia renováveis, o uso eficiente dos recursos e a adoção de uma estratégia de redução de resíduos ajuda a reduzir custos com concessionárias de serviços públicos e cortar os gastos com o descarte.
Redução da pegada de carbono
A adoção de uma estratégia verde auxilia na redução de poluição e emissões de gases de efeito estufa. Além disso, demonstra para os stakeholders a preocupação da empresa com o meio ambiente, contribuindo para a reputação da organização e para que novos negócios sejam fechados, aumentando a rentabilidade da operação.
Satisfação do funcionário
A preocupação com a sustentabilidade não diz respeito apenas aos clientes e ao mercado, mas também influencia a satisfação dos funcionários, criando uma percepção positiva da organização e contribuindo para tornar aumentar os índices de retenção de trabalhadores e para aumentar a produtividade.
Porque os galpões sustentáveis são importantes
O futuro das operações logísticas está na sustentabilidade. À medida que mais galpões sustentáveis são construídos, maiores os benefícios para as empresas e para os clientes. Prédios ecológicos são energeticamente mais eficientes e investem fortemente em práticas sustentáveis para reduzir significativamente seu impacto no meio ambiente. Isso não apenas beneficia o planeta, mas contribui para tornar a operação mais eficiente e reduzir custos.
Priorizar a sustentabilidade é vital para a reputação das empresas. Com clientes, funcionários e investidores cada vez mais preocupados com o meio ambiente, a adoção de práticas sustentáveis não é uma opção, mas uma necessidade urgente de criar um futuro mais verde.
Ao alinhar uma operação de galpões sustentáveis às necessidades dos stakeholders, as empresas têm acesso a novas oportunidades de negócios, conseguem aumentar a fidelidade dos consumidores e otimizam sua rentabilidade.
A Fulwood, empresa associada ao Green Bulding Council, atua na incorporação, locação e administração de galões logísticos-industriais. Com foco na realização de condomínios “Triple-a”, considerado a mais alta categoria de condomínios no que se refere aos padrões construtivos e de tecnologia de armazenamento das mais diferentes mercadorias.
Por exemplo, o condomínio logístico FW5 — Extrema Business Park — Bloco 2 recebeu recentemente o certificado LEED O+M: Warehouses and Distribution Centers a nível Platinum do Brasil. A certificação é concedida para edifícios e instalações que atendem a uma série de critérios relacionados a fatores como eficiência energética, conservação de água, qualidade do ar interno, uso de materiais sustentáveis, gestão de resíduos e inovações ambientais. Além disso, todos os empreendimentos da Fulwood contam com bicicletário, iluminação LED e zenital, coleta seletiva de lixo, pilhas, baterias e lâmpadas.
A parceria com a Green Bulding Council demonstra o compromisso da Fulwood Condomínios Logísticos e Industriais com a preservação do meio ambiente, se dedicando a fornecer instalações logísticas sustentáveis para as operações dos locatários. Entre em contato e fale com um dos nossos consultores e saiba mais sobre nossos galpões.